Saiba como surgiu a loteria no mundo

Desde tempos remotíssimos, o homem gosta de apostar, experimentar a sensação de estar ao sabor da sorte e, espontaneamente, contribuir para melhorias sociais. Governos, igrejas e outras instituições, por sua vez, logo descobriram que essa poderia ser uma rentável fonte de recursos para levar adiante os mais variados projetos. A longa aliança entre jogos e boas causas é, em linhas gerais, a síntese da história das loterias no Brasil e no mundo. Fatos não faltam para ilustrar os jogos socialmente responsáveis através dos tempos:

No mundo

Uma versão ancestral do Keno (ou Pimba, no Brasil) surgiu na China no ano 200 a.C., a fim de angariar fundos para a construção da Muralha da China.

No século 15, as loterias como as conhecemos hoje floresceram por toda a Europa. Ofereciam prêmios valiosos, como cavalos, fazendas e castelos. O dinheiro arrecadado destinava-se ao financiamento de expedições e à construção de pontes, praças e museus.

Em 1556, como forma de reunir recursos para a reforma dos portos ingleses, a rainha Elizabeth I criou a primeira loteria nacional da história, vendendo bilhetes que seriam sorteados dois anos mais tarde.

Em 1776, logo após a proclamação de sua independência, os Estados Unidos possuíam mais de 2 mil loterias em funcionamento. Nas palavras de Thomas Jefferson, relator da Declaração de Independência dos EUA, elas constituíam um “instrumento salutar para a solução de débitos, pelo qual os homens correm pequenos riscos por uma oportunidade de obterem altos prêmios”. Ainda em território americano, as universidades de Harvard, Yale e Brown foram construídas com dinheiro proveniente de loterias.

No Brasil

Trazidas pelo imperador D. João VI, no século 18, as loterias logo se popularizaram no país, sendo muito utilizadas pela Igreja Católica, a fim de financiar suas obras.

O primeiro sorteio brasileiro de loteria aconteceu em 1784 e resultou de uma ação a fim de angariar verbas para a construção da Câmara de Vila Rica, hoje Ouro Preto, cidade de Minas Gerais.

Monumentos e instituições conhecidas em todo o país são resultado de arrecadações lotéricas. Incluem-se aí: o monumento do Ipiranga, na capital paulista, a Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, e as Santas Casas de Misericórdia do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Dos jogos oficiais hoje existentes, a Loteria Federal é a mais antiga. Seu primeiro sorteio aconteceu em 15 de novembro de 1962, sob a antiga administração do Conselho das Caixas Econômicas Federais, no antigo estado da Guanabara, atual cidade do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *