Mitos das loterias: Os prêmios da Mega só vão para cidades “desconhecidas”?

As loterias nacionais – e mundiais – estão rodeadas por mitos, que muitas vezes tomam proporções tão grandes que acabam praticamente encarados como verdades.

Entre eles estão a história da bolinha mais leve ou mais pesada para que o sorteio seja burlado, que os prêmios não são reais ou até mesmo que é mais fácil um raio acertar a sua cabeça do que acertar os números das loterias.

Mas será que tudo isso é verdade mesmo? Decidimos desmistificar, ao longo de uma série de matérias, alguns desses mitos e mostrar se eles são ou não reais.

Como primeiro desafio chegou a hora de desvendar a tão falada – principalmente em redes sociais – frase: “Os prêmios só vão para cidades que ninguém conhece. Aquelas que quase nem existem”. Será?

Mito ou verdade?

Bom, o primeiro ponto é levar em consideração que o Brasil conta com 5.570 municípios e mais de 13 mil casas lotéricas em todo o território nacional. Ou seja: até mesmo as menores cidades podem contar com o serviço.

Além disso, todas as apostas – levando em conta um jogo simples, com seis números escolhidos – tem as mesmas chances de ganhar, seja ela de Serra da Saudade, em Minas Gerais, ou de São Paulo capital.

Listados vencedores

Entre 23 cidades sorteadas, menos da metade contam com menos de 100 mil habitantes, o que já vai contra a velha teoria. Além disso, a cidade com maior número de ganhadores é São Paulo capital, seguida por Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília – a última com apenas dois bilhetes sorteados. A menor cidade que recebeu uma bolada da Mega-Sena foi Ipuiuna

Maiores prêmios por estado

Para fechar o assunto de uma vez por todas, também vale conferir quais os estados com mais prêmios da Mega e quanto cada estado já levou em prêmios para seus moradores.

Enfim, um mito comprovadamente falso. E vale lembrar que não importa se a cidade tem 10 ou 1 milhão de habitantes, o bacana da Mega-Sena é que tudo o que você precisa para se tornar milionário é saber quais serão as dezenas sorteadas.

Convencido? Então aproveite que nesta quarta-feira (16) tem sorteio da Mega-Sena! O prêmio estimado é de R$ 60 milhões.