Loteria: saiba o que fazer se você foi sorteado.

Toda semana os apostadores tem duas chances de se tornar milionário: tem sorteio de Mega na quarta-feira e no sábado. Se por acaso você for um dos sortudos, é bom saber o que fazer para pôr a mão na bolada. Veja o passo a passo de como receber o prêmio – as dicas valem pra qualquer loteria da Caixa.

PREENCHA O VERSO DO BILHETE
A primeira precaução que o apostador deve tomar é já no momento da aposta. Assim que o bilhete for emitido na lotérica, há um campo na parte de trás de que deve ser preenchido com nome, CPF, endereço e assinatura do apostador. Esses dados são garantia de quem de fato é proprietário da aposta. No caso do SorteSim, o bilhete já sai com o CPF do apostador, escaneado e disponibilizado para consulta no site. Se o vencedor perder o bilhete e essas informações não constarem no verso, qualquer pessoa pode retirar o prêmio. Para sua segurança, todas as apostas feitas pelo SorteSim tem o CPF do apostador gravado no bilhete.

FIQUE ATENTO AO PRAZO
O ganhador tem até 90 dias a partir da homologação da aposta para reivindicar o prêmio. Depois disso, mesmo que ele vá à lotérica ou à Caixa com o bilhete, não receberá o dinheiro. O valor dos prêmios que não são reivindicados pelo apostador, vão automaticamente para o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES).

ONDE RECEBER?
Prêmios no valor de até R$ 1.903,98 podem ser retirados em qualquer lotérica. Acima disso, o apostador obrigatoriamente deve receber o prêmio em uma agência da Caixa Econômica Federal, mesmo que não tenha conta no banco. Além do bilhete, é necessário apresentar RG e CPF originais. A premiação é livre de cobrança do Imposto de Renda.

PEGANDO O DINHEIRO
Na agência da Caixa, a premiação só pode ser paga pelo gerente do banco. O apostador pode sacar o prêmio em dinheiro ou cheque administrativo, o que não é recomendável para valores muito altos por questão de segurança. Também é possivel transferir para qualquer banco ou manter na própria Caixa.

Ao cegar à agência, o apostador deve informar que precisa ser atendido pelo gerente para receber o prêmio de uma loteria. Mas cuiado: por segurança, não revele a nenhum funcionário e nem a outros clientes o valor ganho. Todos os dias as agências pagam premiações de loteria. Eles variam entre R$ 1.903,98 até milhões. Então se o vencedor nao disser o quanto ganhou, o valor se mantém em sigilo, só entre ele e o gerente.

O QUE FAZER COM TANTO DINHEIRO?
A Caixa conta com uma equipe capacitada para orientar o vencedor a administrar e investir o dinheiro da melhor maneira, principalmente para pessoas que não estão acostumadas a lidar com valores altos. Caso haja preferencia por transferir o valor do prêmio, converse com o gerente para orientá-lo. O recomendável, é o vencedor optar por um mix de investimentos: fundos, poupança e previdência privada. Quando bem orientado, o apostador que ganha um prêmio alto pode garantir o futuro dele, dos netos e até bisnetos sem contratempos.